Como Rocksmith pode realmente ajudar você a aprender guitarra

Estou chegando na casa dos quarenta anos, e já toco a pelo menos uns 10 anos. E vamos falar a verdade, eu tocava muito melhor a alguns anos atrás do que estou tocando hoje. E eu sempre penso, onde foi que eu errei?

E, não que seja um problema, mas é um combinação de fatores, como a dedicação que tenho ao meu trabalho, casamento, filhos, responsabilidades e com isso ficando mais dificil a cada dia arrumar tempo para treinar e praticar.

Mas eu quero realmente me reconectar ao instrumento e tocar mais. E é claro que preciso treinar mais e comecei a chegar a conclusão que parte disso está na tecnologia.

Começando com a Guitarra, Novamente…

Devolta a alguns anos atrás, eu comprei minha primeira guitarra, uma Tagima Strato cor Cereja (inspirado em Eric Clapton). Na época eu entendia pouco, ou quase nada, de como a guitarra funcionava, e seus componentes. E fiquei um bom tempo com essa guitarra, fazendo aulas e tudo, antes de vende-la (algo que me arrependo até hoje).

E agora recentemente, consegui finalmente trocar a guitarra e comprei uma TangleWood Les Paul. E assim realizando um sonho de migrar para um Les Paul e ter um som mais encorpado.

Minha Missão: Tocar alguns solos de guitarra

O que eu realmente espero é conseguir dar aquela polida no meu estilo de tocar até o ponto de estar confortável novamente para tocar na frente de outras pessoas, seja eles amigos, família, olha que já toquei em barzinho, chegar nesse nível novamente, mas não necessariamente tocar em um pub já me faria muito feliz.

Já ouve a época em que eu conseguia aprender rapidamente um solo de guitarra e tirando de ouvido, como fiz com No Rain do Blind Melon, ou Sometimes I Fell Like Screaming do Deep Purple. Mas atualmente, estou completamente destreinado, e ainda perdi um pouco da familiaridade com o braço da guitarra e os padrões de um bom solo e escalas.

Na verdade o verdadeiro alvo é recuperar a familiaridade, e recuperar minha habilidade com as cordas, mas não com livros e lições estranhas, mas com a tecnologia.

Equipamentos que eu estou usando

Eu poderia contratar um professor de guitarra, e depois de algum tempo de aula e exercicios voltar a velha forma. Mas antes de eu chegar neste ponto, decidi usar algo que eu tenho nas mãos para me ajudar com isso:  Rocksmith 2014.

Rocksmith 2014 é um dos aplicativos/jogo mais legal que eu já usei. Sua essencia nasceu do Guitar Hero, mas usando uma guitarra real, e junto com uma conexão especial via USB, te conecta a aprender junto com os sucessos que você gosta, não músicas chatas ao qual você não está conectado. E bem desafiador, já que a dificuldade vai acompanhando seu progresso.

Sério, conforme você atinge uma boa performance, o jogo vai te adicionar mais dificuldade, ou seja liberando notas e mais notas, até você estar tocando a musica completa. E quando você dominar, ele entra em um modo onde você tem que tocar a música sem ver as notas (Eu consegui essa tocando Ramones).

Ainda temos joguinhos disfarçados de arcades em 8 bit para treinar suas habilidades de maneira divertida e trazer familiaridade com notas, cordas, acordes.

O meu kit de Rocksmith 2014 é para o Playstation 3 (alias ainda mantenho o console por causa dele), e já veio com o cabo. Claro que não preciso ser óbvio e dizer pra você que não vem com a guitarra, você precisa ter uma.

Outra parte interessante do jogo é o Afinador que vem junto, ajuda muito a explorar afinações alternativas para tocar.

E como eu cheguei lá: Aprendendo com Rocksmith

Você provavelmente conhece como o Guitar Hero e o Rock Band funcionam. A missão é tocar uma música até o final acertando os botões nas cores corretas enquanto faz o movimento de tocar uma corda.

Vamos ser honestos, apesar da extrema habilidade, o que se aprendeu aqui? Você não está tocando um instrumento de verdade, tente fazer isso em um instrumento de verdade. Agora Rocksmith 2014:

Como você pode ver, mesmo princípio, mas outra abordagem. O jogo tem diversos tipos de modos de jogar, onde você pode se aproveitar para aumentar sua habilidade. O jogo vem com 50 músicas nele, e tem uma vasta biblioteca para comprar como DLC.

Tem um modo de lições onde você tem um “instrutor” particular, que cobrem do básico até técnica bem complexas, tudo isso em vídeos de alta definição e lições de avanço para provar que você pegou o conceito. E vou te falar, alguns requerem praticar um pouco para tentar.

Como disse, os joguinhos arcade ajudam brincando a melhorar sua habilidade com mudanças de cordas, escalas, bends, memória muscular para a mão digitadora, com foco em velocidade, destreza e conhecimento.

Um recurso interessante do aplicativo é o Riff Repeater, que congela em um trecho da música e vai se ajustando em velocidade até você dominar o riff.

E a cereja do bolo é quando você chega em uma música no Master Mode, onde ele desliga todas as assistências, não te mostra mais as notas e você tem que tocar a música toda. Quando eu cheguei lá em pelo menos uma música foi extase puro.

Ou se você quer apenas tocar, treinar algumas escalas, ou seja, brincar um pouco, tem o Session Mode, onde você seleciona uma banda e seus instrumentos para te acompanhar (baixo, bateria, teclado) e toca de improviso. A Inteligência Artificial faz a banda te acompanhar.

O que eu aprendi com Rocksmith 2014

Apesar de eu estar brincando com Rocksmith, também toco sem ele. E isso é importante neste processo de aprendizagem, é mais um aplicativo que eu uso para poder chegar em um objetivo, aprender a tocar um instrumento musical.

Se você ainda não experimentou, eu recomendo, ajuda a evoluir muito, vale a pena.