Alguns truques para cantar e tocar aos mesmo tempo

Se existe algo que eu sempre me atrapalho e acho complicado é cantar e tocar ao mesmo tempo. Primeiro pela minha inaptidão para cantar, e quando junta o fator de fazer os dois ao mesmo tempo, o resultado é ainda mais desastroso.

Cantar e tocar guitarra é realmente um desafio. É necessário um bom senso para marcar o tempo e o ritmo, fora a habilidade de sintetizar duas ações completamente diferente. Mas tudo que fazemos na guitarra, pode ser dominado e aprendido.

Vamos à algumas dicas para quem quer começar:

Treine e…treine!

Como um pianista que usa ambas as mãos para tocar diferentes ritmos, ou um baterista que toca com os quatro membros independentemente, você precisa juntar a sua pegada com o seu vocal para não ficar ruim. Tocar e cantar não são duas coisas separadas.

Ritmos Simples, Rimas Simples.

Não complique as coisas escolhendo canções impossíveis para você, não da pra bancar o Freddy Mercury, então não tente, ou você só ira se frustar e não vai conseguir avançar. Comece por músicas mais simples e que você conhece bem. Músicas com poucos acordes, e com letras que você consegue se lembrar facilmente.

Conheça o básico da guitarra.

Tentando lembrar como é o acorde enquanto toca a música e canta é quase impossível. Você precisa tocar no nível em que o esforço para os acordes é quase zero. Você deve estar livre pra se concentrar no canto.

Pratique com um metronomo.

Por um tempo e ritmo melhores, você precisa de um metronomo. Apesar de ser um pouco restritivo no inicio, o metronomo vai fazer de você um músico mais consistente. Perca 10 minutos do seu dia simplesmente praticando padrões de tocar com o metronomo, e você irá perceber os avanços em algumas semanas.

Saiba tocar a música.

Toque a música até você ter decorado e estar fluente nela. E sabe de um bom truque para testar se você dominou a música, comece a tocar ela no meio de uma conversa com alguém, ou vendo teve, ou com algum tipo de distração, se você conseguir tocar a música toda, parabéns, você domina a mesma.

Saiba como cantar a música.

É importante saber os tons e as letras. Isso requer deixar a guitarra um pouco de lado e se focar na música. Decore a letra. Cante alto. Cante junto com a gravação. Cante no chuveiro. Cante para o seu aquario, gato ou cachorro. Quando você estiver cantando sem nenhuma dificuldade, é hora de juntar as coisas.

Cantarole primeiro.

Você pode achar mais fácil cantarolar algumas partes da melodia em vez de cantar. E assim que você estiver a vontade com os tons, cante a letra de verdade.

Desacelere.

É muito melhor para tocar e cantar corretamente, e depois comece a acelerar aos poucos até chegar na velocidade correta. Atravesse cada pedaço da música, linha a linha, até que você possa passar por ela toda sem erros. A velocidade vem com o tempo.

Uma nota para o dedilhado.

Se você vai tocar uma música que tem dedilhado, é interessante voltar um passos para trás. Primeiro, cante usando um padrão para tocar os acordes. E quando estiver com perfeição neste ponto, vá para um padrão mais complexo, e então para o dedilhado.

Troque o tom.

Se você se encontrar preso a uma nota, mude o tom para se adaptar a sua voz. Mude os acordes uma casa ou duas. Você pode transpor para um tom maior ou menor. Vá tentando cantar até achar o tom que vai casar com a sua voz. Use um capotraste se for preciso.

Pratique.

Esse é o principio mais básico, tudo é prático. Mesmo que você tenha adquirido os conhecimentos básicos, você vai querer sempre adicionar algo a seu repertório. E algumas músicas vão desafiar você, quebre ela em partes e pratique cada uma delas em separado, até juntar tudo depois.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s